segunda-feira, junho 30, 2008

Entre o Heterónimo e o Pseudónimo

Há muito que me interrogo sobre a verdadeira diferença entre um heterónimo e um pseudónimo. Oiço falar nuns e noutros e, à falta de quem me dê uma explicação suficientemente aceitável, contento-me com o meu velho dicionário que me vai adiantando, embora não me sossegue, que:

Um Heterónimo “é nome imaginário com que um autor assina a sua obra, atribuindo a esse autor imaginário características individuais diferentes das do verdadeiro autor, ou seja, criando um outro eu”.

E um Pseudónimo “é um nome falso ou suposto”.

Leio vezes sem conta o que o dicionário teima em diferenciar mas continuo sem perceber
lá muito bem onde reside a dissemelhança. Se um heterónimo significa um nome imaginário e um pseudónimo um nome falso, como distinguir um do outro?

Garantem os entendidos que os heterónimos constituem uma personalidade (que têm “alma”), ao contrário dos pseudónimos.

Se calhar é essa a diferença, se os peritos o dizem ... que seja. Ao fim e ao cabo, um heterónimo é algo que não existe mas que tem uma personalidade, um estilo, uma “vida”.

O que sei, e isso é seguro, é que Fernando Pessoa criou vários heterónimos que se tornaram tão famosos como o próprio Pessoa. Os mais conhecidos dos quais são Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro. Todos eles muito importantes e de quem, a seu tempo, trarei aqui pequenos fragmentos das suas obras. Fica prometido.


Sem comentários: